Certificação e Contrastaria
Fonte (Texto, Ilustrações e Imagem): https://www.contrastaria.pt/
Nos termos do Regime Jurídico da Ourivesaria e das Contrastarias (RJOC), aprovado pela Lei n.º 98/2015, de 18 de agosto, com a redação dada pelo Decreto-Lei n.º 120/2017, de 15 de Setembro, um artigo com metal precioso está legalmente marcado quando tiver apostas as seguintes marcas:
Marca de responsabilidade, de fabrico ou equivalente;
Marca de contrastaria e marca de toque, quando aquela não inclua o toque.
A Marca de Responsabilidade, de fabrico ou equivalente é obrigatória e consiste numa gravura, com um desenho único e exclusivo, acompanhado de uma letra do nome ou firma do operador económico e serve para identificar o responsável pela introdução no mercado do artigo com metal precioso.
A Marca de Contrastaria garante a espécie e o toque dos metais preciosos dos artigos com metal precioso e identifica a contrastaria que realizou o ensaio e marcação pela definição do perímetro:
- Contrastarias de Lisboa – o perímetro consiste numa figura curva;
- Contrastaria do Porto – o perímetro consiste num octógono irregular simétrico.
O símbolo varia conforme o metal:
- Ouro – cabeça de veado para os toques iguais ou superiores a 800 milésimas e andorinha em voo para os toques inferiores a 800 milésimas;
- Prata – cabeça de águia (voltada para a esquerda nos toques legais iguais ou superiores a 925 milésimas e para a direita nos toques legais iguais ou inferiores a 835 milésimas);
- Platina – cabeça de papagaio;
- Paládio – cabeça de lince (voltada para a esquerda).
Vantagens das marcas de contrastaria:
- Garantir o toque legal dos metais preciosos;
- Identificar a contrastaria portuguesa;
- Atestar a conformidade legal dos artigos para a sua introdução no mercado.
Marcas Legais das Contrastarias Portuguesas (fonte INCM):


A partir de 01 de janeiro de 2021, entram em vigor as novas Marcas de Contrastaria.
As marcas de contrastaria passarão a ter os seguintes símbolos específicos para cada metal precioso e para cada toque legal: (fonte INCM):


Clique aqui para obter informação sobre cotações diárias do ouro, da prata, da platina e do paládio, disponibilizadas pelo Banco de Portugal.
Todas as peças comercializadas pela OURIGINAL estão devidamente marcadas. O comprador, em caso de dúvida sobre a autenticidade das marcas, pode recorrer, para efeitos de verificação, aos serviços das contrastarias.
Dados do Operador Económico:
IMPRENSA NACIONAL – CASA DA MOEDA
RETALHISTA OURIVESARIA COM ESTABELECIMENTO
Nome: Maria Manuela Domingues Vieira Oliveira
Contribuinte: 176 078 339
Número do título de atividade: P412649
RETALHISTA OURIVESARIA SEM ESTABELECIMENTO
Nome: Maria Manuela Domingues Vieira Oliveira
Contribuinte: 176 078 339
SITE https://ouriginal.com.pt
Número do título de atividade: CAE47910
FACEBOOK (Meios de Comunicação à Distância)
Número do título de atividade: CAE47910